Santos +55 (13) 3232-5394 / (13) 99701-6777
Benefícios e Riscos

Benefícios

Com as operações atuais a disposição da cirurgia bariátrica e o emprego de equipe multidisciplinar no pré e pós-operatório, deve-se esperar redução média de 50% a 60% do excesso de peso corporal. A perda média do excesso de peso nos estudos com a gastroplastia vertical com banda varia entre 50% e 60% e com o by-pass gástrico com Y de Roux varia entre 48% e 74% (sendo este procedimento mais efetivo a longo prazo).

Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica obtêm melhora nas diversas complicações associadas a obesidade como diabetes, apnéia do sono, hipertensão e hiperlipidemia.
Conclui-se, desse modo, que a cirurgia bariátrica nas suas diversas modalidades é capaz de oferecer nova perspectiva de vida aos pacientes portadores de obesidade mórbida.
Sendo assim, esta nova realidade de vida adotada por aqueles que se beneficiaram dos resultados da cirurgia bariatrica, associa aumento da expectativa e qualidade de vida, alem da auto-estima.

Riscos (complicações) do tratamento cirúrgico

O estabelecimento dos riscos do tratamento cirúrgico da obesidade deve envolver as complicações operatórias e a longo prazo. A literatura narra  a taxa de mortalidade operatória com relação às operações de gastroplastia vertical com banda e o by-pass gástrico com Y de Roux (são os dois procedimentos bariátricos mais descritos) revelam taxas relativamente baixas (< 1%). A morbidade no pós-operatório imediato (infecção de ferida operatória, deiscência, fistulas, estenose de estoma, úlceras marginais, pneumopatias e tromboflebites) situa-se em torno de 10%, sendo as complicações de maior risco de mortalidade (fístulas e trombose venosa profunda) incidem em < 1%. O risco-benefício das operações para tratamento da obesidade mórbida deve ser encarado num contexto em que a obesidade mórbida é uma doença crônica, progressiva e que aumenta consideravelmente a morbimortalidade dos pacientes acometidas por essa afecção.

Curta nossa página no facebook

Cliníca Gapo
Desde 2014 - Todos os direitos reservados

Avenida Washington Luís, 316 - cj 201 - Ed. Helbor Offices - Gonzaga - Santos/SP